Resumo do Agro - Perspectivas para 2024
O Que Deve Acontecer No Agronegócio em 2024

Resumo do Agro - Perspectivas para 2024
Boa noite, meus amigos(as). Cês tão bão?
Na edição no Resumo do Agro de hoje, faremos uma análise sobre onde o agronegócio irá nos levar nesse ano e como a economia pode ajudar (ou piorar), o que está por vir. Então o trem é o seguinte, senta aí, lê com calma, para você não fazer nenhuma paçocada nesse ano e saber onde você tá se metendo.
🪙 Quer ganhar dinheiro promovendo o portal de notícias que você tanto ama? Aqui no Resumo do Agro buscamos parceiros para nos ajudar a ser a maior Comunidade de Agronegócio do Brasil. Clique aqui e saiba como.
🤠Quer colocar sua marca na frente de agricultores, pecuaristas e outros profissionais do setor que fazem nosso país ir para frente? Aqui no Resumo do Agro buscamos parceiros para nos ajudar a ser a maior Comunidade de Agronegócio do Brasil. Clique aqui e saiba como.
NLT;SA (Não Leio Tudo, Sou Abeia 🐝)
Se você tem preguiça de ler tudo, tem o resumo:
Redução na safra de grãos do país;
El Ninõ prejudicou (e ainda vai prejudicar) a pecuária;
No cenário político, o “comunismo” não deve atrapalhar;
Ciclo de queda na taxa de juros se inicia;
Chega de embromar, vamos às ANÁLISES ⬇️
Redução na safra de grãos do país: Muitos agricultores brasileiros começaram o ano com um pé atrás. Depois de vários anos bons, a situação tá preocupante. A safra de grãos é a maior dor de cabeça. Produtores de soja no Centro-Oeste tão de cara feia nesse começo de ano, com suas plantações sofrendo com falta de chuva e muito calor nos últimos dois meses. Alguns até tiveram que replantar. A produtividade vai cair com certeza. E não é só a soja, o clima doido vai atrasar e frustrar o plantio da 2ª safra, principalmente do milho. Muitos agricultores podem desistir de plantar em fevereiro e março. Na pecuária, a coisa tá feia também, o El Niño bagunçou as chuvas no cerrado brasileiro, prejudicou pastagens e deixou o gado magro. Pra piorar, os preços da arroba do boi tão fracos pelo segundo ano seguido.
El Niño prejudicou (e ainda vai prejudicar) a pecuária: Esse El Niño não tá deixando barato, reduzindo as chuvas no cerrado brasileiro. Além de afetar as lavouras, as pastagens tão sofrendo, o gado tá magro e os preços da carne de boi e do bezerro não tão ajudando. Se a demanda por carne continuar restrita, pode ser que a coisa mude. Mas por enquanto, o que manda são as vacas magras.
No cenário político, o “comunismo” não deve atrapalhar: Tem gente que ainda fica preocupada com o comunismo, mas a maioria já percebeu que o agronegócio brasileiro é maior que qualquer governo. Se a gente for competente e souber aproveitar nossa força, não tem comunismo que segure.
Ciclo de queda na taxa de juros se inicia: Os especialistas tão falando que a taxa de juros, a Selic, vai cair em 2024, chegando a até 8,75% ao ano. O Banco Central já começou a baixar desde agosto de 2023. Na última reunião, decidiram cortar mais 0,5 ponto percentual. Isso pode ser bom pro agronegócio brasileiro em 2024, dando uma aliviada nas contas.
Se você quer acompanhar o trabalho de outros companheiros também, e se manter ainda mais informado dentro do setor, tá ai o que a gente recomenda!
|
|
Reply