Céu de brigadeiro

Agronegócio faz serviço de jatos executivos da TAM “voar mais alto”

Entre no grupo do WhatsApp e não perca as edições. +

Responda nossa pesquisa e ajude a melhorar o Resumo. +

Receba um resumo especial no WhatsApp. +

Rio Madeira atinge nível mais baixo para esta época do ano, desde 1967

📰 Últimos acontecimentos

  • O rio Madeira, um dos principais afluentes do rio Amazonas, segue em processo de descida e na terça-feira (20) chegou à cota de 2,17 metros em Porto Velho. De acordo com monitoramento do SGB (Serviço Geológico do Brasil), essa marca é a mais baixa para o período desde 1967 (início da série histórica), sendo que a média é de 4,25 metros no ponto de observação da capital de Rondônia. 

  • “O rio nunca esteve em um nível tão baixo nesse período do mês de agosto, o que é preocupante porque as mínimas anuais normalmente são observadas no final de setembro. Ou seja, está em um nível muito baixo e deve continuar o processo de vazante por algum tempo, a depender de quando será o início da estação chuvosa”, explica o pesquisador em geociências do SGB, Marcus Suassuna.

(Fonte: Um Só Planeta)

O que mais preciso saber dos últimos acontecimentos?

  • Amazônia tem a pior temporada de queimadas em 17 anos. Com fogo recorde, ventos que deveriam levar umidade da floresta para o restante do país se transformaram em “rios de fumaça” carregados de material particulado. A umidade natural da Floresta Amazônica não permitiria tantos focos de calor como os registrados neste ano, mesmo diante de uma nova seca que deve ser tão severa como a de 2023. “A fonte de ignição constante que fomenta esse cenário de emergência ainda é a ação humana personificada em condutas criminosas – com destaque ao desmatamento ilegal”, lembra Luna Galera no “Um Só Planeta”. É a ação humana, aproveitando-se do bioma fragilizado por eventos extremos oriundos da crise climática, que incendeia a Amazônia e gera números recordes. 

  • De janeiro até agora, a floresta já registrou 59 mil focos de fogo. O número é o maior desde 2008 e deve aumentar, destacam G1 e Terra. Só em agosto já foram mais de 22 mil focos de incêndio. Em igual período do ano passado, foram 12 mil. Este é o pior momento para a Amazônia neste período dos últimos 17 anos.

(Fonte: Clima Info) 

  • O Brasil está em um momento crucial na questão do enfrentamento das mudanças climáticas. Sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em 2025 – a primeira a ser realizada na Amazônia –, o país precisa ajustar as ações socioambientais e fortalecer políticas focadas na salvaguarda das florestas e na restauração dos biomas. Esse é um dos principais apontamentos de pesquisa publicada na revista Perspectives in Ecology and Conservation. 

  • O estudo ressalta a necessidade de controlar o desmatamento ilegal e a degradação dos biomas, incorporando um olhar para florestas secundárias – que crescem após a remoção da cobertura original. As mudanças no uso e na cobertura da terra (por exemplo, o desmatamento para o uso agropecuário e a degradação florestal) são as principais fontes de emissões do Brasil.

(Fonte: Agência Fapesp)

O agro é um céu de brigadeiro para a aviação executiva da TAM

🧑‍💼 Empresas do Agro 

  • “Fazer o agro voar mais alto faz parte do nosso negócio” é um dito da TAM Aviação Executiva, empresa que no ano passado, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), liderou o mercado entre as empresas que operam voos domésticos e internacionais no país. A frase é, também, um mantra na boca do engenheiro de aeronáutica Leonardo Fiuza, na TAM desde 2005 e presidente da área de aviação executiva desde 2016. 

  • O Brasil deve fechar 2024 com uma frota de aeronaves executivas acima de 10 mil unidades em operação, apontam os dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). De acordo com a entidade, o ramo de aviação de negócios vem se mantendo aquecido desde 2020 e a perspectiva para 2024 é ainda mais positiva. Do início da pandemia de Covid-19 até agora, a frota de jatos aumentou 18%, os turboélices 34% e os helicópteros a turbina, 12%.

(Fonte: Forbes Agro) 

  • O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pleiteiam juntamente à equipe econômica do governo o aumento do orçamento destinado ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no exercício de 2025. O orçamento federal do ano que vem por áreas e ações está sendo fechado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e será apresentado na próxima sexta-feira (30).

  • "Espero que o nosso desejo e a realidade orçamentária confluam, mas colocamos a necessidade de um bom orçamento para o PAA, porque é um programa que chega em todo o País", disse o ministro do MDA, Paulo Teixeira, a jornalistas, após participar de evento da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização na América Latina e Caribe (Rede SPAA), organizado pela Conab. O ministro não revelou os valores requisitados pela pasta.

(Fonte: Broadcast Agro)

O que mais preciso saber sobre as empresas do agro?

  • O agro é um céu de brigadeiro para a aviação executiva da TAM. +

  • A BASF integrou as soluções ao produtor e agora colhe os frutos, diz VP para o Brasil. +

  • MDA e Conab querem aumentar orçamento do programa de Aquisição de alimentos para 2025. +

  • Biotrop investe R$ 100 milhões em unidades do PR e SP e triplica capacidade produtiva. +

(Fonte: Diversos canais)

Leandro Andrade Conta Como a Sucessão Familiar Moldou Sua Trajetória no Mundo da Pecuária

🎙️ Vamos falar de sucessão familiar?  

No episódio de hoje do Agro Sucessão, Leandro Andrade, de 23 anos, compartilha sua jornada no mercado pecuário. Nascido em Iporá e criado na fazenda, Leandro desenvolveu uma profunda conexão com a vida no campo desde a infância, lidando com gado e andando a cavalo.

Conheça um pouco mais do Leandro, um jovem pecuarista e pisteiro na GC Olho d’Água Leilões

  • A história de Leandro começou com seu avô, que iniciou na pecuária em Caiapó, comprando a primeira bezerra e construindo um legado passado para o pai e tio de Leandro.

  • Em 2015, a família Andrade mudou-se para Iporá e entrou no mundo dos leilões. O pai de Leandro trabalhou cinco anos em uma empresa do setor antes de fundar a GC Olho d’Água Leilões, agora referência regional.

  • Leandro assumiu responsabilidades em 2019, quando seu pai, Carmo Ivaldo, lhe deu autonomia para administrar sua parte da fazenda, marcando o início de sua jornada como pecuarista.

  • Hoje, Leandro divide seu tempo entre ser pecuarista, catireiro e pisteiro nos leilões da GC Olho D’Água.

  • Neste episódio, Leandro compartilha como a sucessão familiar moldou sua trajetória, destacando a importância dos passos dos antecessores para o sucesso atual da família Andrade.

Escritórios Verdes já requalificaram 12,5 mil pecuaristas para o mercado

🐂Pecuária 

  • Desde o início do programa dos Escritórios Verdes em 2021, o programa já regularizou mais de 12,5 mil fazendas e promoveu a recomposição de 4.700 hectares de florestas, com 20 unidades em todo o Brasil. O programa é parte das ações anunciadas na COP-28 e visa regularizar passivos socioambientais de imóveis rurais, permitindo que os produtores retomem suas atividades comerciais dentro das propostas de produção sustentável. 

  • Os Escritórios Verdes proporcionam um apoio abrangente, identificando áreas de desmatamento destacadas pelo PRODES e ajudando os produtores a cumprirem as etapas de isolamento e regeneração das áreas afetadas. Recentemente, a JBS lançou os Escritórios Verdes 2.0, expandindo suas operações para oferecer suporte em três frentes: regularização ambiental, assistência técnica para a melhoria de solos e recuperação de pastagens, e assistência gerencial para aprimorar a gestão e produtividade das propriedades.

(Fonte: Giro do Boi) 

  • A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4309/23, que proíbe empresas de importar leite em pó e transformá-lo em leite líquido para venda no mercado nacional. Pelo projeto, empesas que descumprirem a medida podem ser multadas em até R$ 1 milhão e terem o alvará de funcionamento suspenso ou anulado.

  • A reidratação do leite em pó para venda no mercado nacional só será autorizada em caso de desabastecimento do produto na forma líquida. O projeto é da deputada Daniela Reinehr (PL-SC).

  • A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

(Fonte: Agência Câmara de Notícias)

O que mais preciso saber sobre a pecuária?

  • Escritórios Verdes já requalificaram 12,5 mil pecuaristas para o mercado. +

  • Mercado do boi opera com preços estáveis sustentados pela baixa oferta de animais. +

  • Projeto de lei em tramitação na Câmara proíbe venda de leite em pó importado e reidratado. +

  • Mapa ultrapassa o próprio recorde e abre 100 novos mercados para o agro em 2024. +

(Fonte: Diversos canais)

Produtor de soja dos EUA bate recorde mundial de produtividade

🌱 Agricultura 

  • Um produtor dos Estados Unidos quebrou o próprio recorde mundial de produtividade de soja. Alex Harrell, agricultor de Smithville, na Geórgia, alcançou 244,67 sacas por hectare, estabelecendo um novo marco global. Anteriormente, Harrell havia registrado o recorde anterior, de 231,8 sc/ha, no ano passado.

(Fonte: Agro em Campo)  

  • O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar da Malásia, Datuk Sabu, e sua comitiva para dialogar sobre a ampliação das relações comerciais voltadas para o agronegócio. O encontro ocorreu na terça-feira (20), na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília (DF). 

  • O ministro malaio propôs a formalização de um acordo de cooperação na produção de milho em grão entre a Embrapa e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola da Malásia (Mardi) para aumentar a competitividade na política de preços. Também foi discutido o interesse da Malásia em cooperar em temas como a pesquisa em culturas industriais e na indústria do coco. Já o Brasil demonstrou interesse em ampliar a exportação de frutas para o país asiático. 

  • Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Mapa, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Malásia foram de US$ 1,2 bilhão em 2023. Três produtos tiveram destaque na pauta: açúcar bruto (56%), milho (20%) e algodão (7%), somando 83% do total.

(Fontes: Mapa)

O que mais preciso saber sobre a agricultura?

  • Produtor dos EUA bate recorde mundial de produtividade de soja. +

  • Brasil e Malásia realizam reunião para ampliar as relações técnicas e comerciais. +

  • Semana do Fazendeiro, organizada pela UFV, abre inscrições para participantes sem vínculo rural. +

  • Embrapa Soja organiza seminário sobre desafios e oportunidades para a cadeia da soja. +

(Fonte: Diversos canais)

Arrecadação e dirigentes do BC concentram atenção de investidores

💵 Diário Econômico

Mercado Externo

  • Um apetite moderado por risco impulsiona os índices futuros de ações em Nova York, ecoando a reação positiva em Wall Street à possibilidade de corte de juros em setembro, após a revisão para baixo na criação de empregos nos Estados Unidos e da ata do Federal Reserve (Fed). 

  • Os investidores estão ansiosos pelo discurso do presidente do BC americano, Jerome Powell, em Jackson Hole nesta sexta-feira, 23, para calibrar as apostas do tamanho da flexibilização monetária à frente. 

  • Os juros dos Treasuries sobem, enquanto o dólar se enfraquece ante euro e libra, que reagem positivamente aos PMIs da zona do euro e do Reino Unido acima das previsões. 

  • O petróleo ensaia recuperação, após cair nas últimas quatro sessões, mas a correção é tímida porque ainda permanecem incertezas sobre a demanda chinesa e um ceticismo em relação ao acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. 

Mercado Interno

  • O Ibovespa pode se beneficiar do ambiente positivo lá fora e da alta das commodities, mas sem descartar instabilidade depois da 3ª sessão seguida na máxima histórica de fechamento, aos 136.463,65 pontos, apoiado em avanço firme dos papéis da Vale e siderúrgicas.

  • Os mercados de câmbio e juros devem se ajustar à valorização do dólar e dos juros dos Treasuries em Nova York, embora os ganhos das commodities possam conter o ímpeto em véspera de discurso de Powell. Possibilidade de alta da taxa Selic em setembro segue no radar. 

  • Investidores vão repercutir nas próximas horas ainda os dados de arrecadação e acompanhar os comentários dos diretores do Banco Central, em especial de Gabriel Galípolo, cotado para substituir Roberto Campos Neto no comando do Banco Central a partir do ano que vem.

(Fonte: Bora Investir | B3)

🧑‍🌾 Se você quer sua empresa aparecendo para grandes decisores do agronegócio, clique no link para falar conosco.

🤳 Se você possui uma audiência relevante no agronegócio e quer se tornar parceiro, clique no link para falar conosco.

É isso, tchau brigado!

Reply

or to participate.