Agro fortalece portos

Exportação agrícola ajuda Porto de Santos a bater recordes de movimentação

Quer entrar no grupo do WhatsApp e não perder nenhuma edição? Clique aqui. +

Você é leitor novo? Responda nossa pesquisa clicando no link e ajude a melhorar o Resumo. + 

Neutralização de carbono precisa estar aliada à responsabilidade social

📰 Últimos acontecimentos

  • “A fome e a miséria não podem ser aceitas em nossa sociedade, o que significa que as urgências sociais nos impulsionam a trabalhar de forma conjugada tanto a prioridade ambiental como a responsabilidade social e econômica”, afirmou Ingo Ploger, vice-presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), durante a solenidade de abertura do 3º Workshop Diálogo UE-Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), no dia 26 de junho, em Brasília. 

  • Por conta dessa necessidade, afirma Ploger, o G20 precisa avançar em uma pauta ambiental diferenciada, dentro da responsabilidade social, que precisa ser resolvida com urgência. “O Brasil é protagonista na exportação de alimentos para o mundo e não é possível ter fome por aqui”. 

  • Ploger destacou também a importância de posicionar melhor os ativos ambientais existentes no país e a necessidade de endereçar, de maneira correta, o tratamento do biometano, com o uso, por exemplo, de tecnologias europeias para contribuir para a transição energética.

(Fonte: ABAG Notícias)

O que mais preciso saber dos últimos acontecimentos?

  • Ação climática: O relatório “The New Merchants of Doubt” (Os Novos Comerciantes da Dúvida), publicado pela Changing Markets Foundation, investigou algumas táticas que seriam usadas pelas principais empresas de carne e laticínios para distrair, atrasar e atrapalhar a ação climática. Esta é a maior investigação do gênero, abrangendo as 22 maiores empresas globais de carne e laticínios dos quatro continentes. Entre as empresas estão Danish Crown, Tyson Foods, JBS, Fonterra e Nestlé. 

  • O documento aponta, por exemplo, que as grandes corporações de carnes e laticínios e seus grupos comerciais descarrilharam 10 políticas ambientais prometidas no Acordo Verde Europeu e no imposto sobre emissões agrícolas recentemente descartado da Nova Zelândia. Destaca ainda que este grupo tem tido grande sucesso em convencer os formuladores de políticas, obtendo várias concessões, isenções e atrasos para a ação climática no setor. 

  • A JBS, a maior empresa de carnes do mundo, gasta apenas 0,03% de sua receita em seu plano net-zero e a Fonterra, a Nestlé e a Arla gastam mais em publicidade do que em soluções climáticas.

(Fonte: Um Só Planeta | Globo)

Porto de Santos bate recordes de movimentação com exportações do agro

🧑‍💼 Empresas do Agro 

  • A movimentação de cargas no porto de Santos no mês de junho atingiu 16,3 milhões de toneladas, crescimento de 4,6%, elevando o acumulado no semestre para 89,1 milhões de toneladas. Tanto o resultado mensal, quanto o semestral, foram as maiores marcas para os períodos já registradas. 

  • As cargas do agronegócio continuam à frente desse desempenho. A participação acumulada de Santos na corrente comercial brasileira foi de 28,9%. Cerca de 24,0% dessas transações comerciais com o exterior que passaram pelo Porto de Santos tiveram a China como país parceiro. São Paulo permanece como o estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior pelo Porto de Santos (43,8%).

(Fonte: SCC Porto de Santos) 

  • Anistia para dívidas rurais: Entidades representativas do agronegócio gaúcho promoveram uma nova mobilização do SOS Agro RS na última sexta, 19, em Rio Pardo (RS). Uma das pautas do encontro foi o pedido de anistia das dívidas rurais. Os produtores afirmam que a medida é importante para que o setor no estado possa se reestruturar, já que sofreu três secas nos últimos anos e uma enchente histórica em maio deste ano, que afetou boa parte das propriedades.  

  • O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, participou do evento por videoconferência e afirmou que o pleito deve ser atendido até o fim deste mês. “Não há dúvida da determinação do presidente Lula para enfatizar que estamos do mesmo lado”, afirmou.

(Fonte: Agro Estadão)

O que mais preciso saber sobre as empresas do agro?

  • Agronegócio eleva movimentação de cargas em Santos, superando recordes mensal e semestral. +

  • Fazenda centenária salta da era do rádio para os aplicativos. +

  • Hydroplan-EB promove sustentabilidade e colabora para a liderança do Brasil na agricultura mundial. +

  • Produtores rurais gaúchos reforçam pedido de anistia de dívidas. +

(Fonte: Diversos canais)

Mato Grosso se destaca na exportação de carne bovina no primeiro semestre do ano

🐂Pecuária 

  • Um relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), mostra que o Brasil segue em 2º no ranking mundial de produção de carne bovina, aumentando a sua produção em 3,65% em relação ao ano de 2023, enquanto nos EUA a produção caiu 1,17%, no mesmo período. 

  • Mato Grosso se destaca como um dos principais exportadores de carne bovina durante o primeiro semestre de 2024, com 317,46 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC). O volume corresponde a um aumento de mais de 33% em comparação ao mesmo período de 2023. As exportações renderam ao estado um faturamento de US$ 1,27 bilhão. 

  • “A tendência é que o número de animais abatidos continue elevado, indicando um ano de recorde frente aos anteriores. A exportação ainda está aquecida, com Mato Grosso contribuindo com aproximadamente 23% das exportações brasileiras”, afirma Valdecir Francisco Pinto Junior, do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac).

(Fonte: Crop AgroComunicação | Assessoria Imac) 

  • Falta de energia elétrica: Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados prevê que os produtores rurais sejam ressarcidos pelas concessionárias quando houver perda de produtos perecíveis por falta de energia elétrica. 

  • Em 2023, conforme anuário estatístico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o setor rural representou cerca de 6% do consumo de energia elétrica no Brasil. A indústria liderou, com 35%, seguida de residências (31%) e do comércio (18%). 

  • “Produtores rurais de todo o País têm amargado perdas significativas em razão das quedas recorrentes no fornecimento de energia elétrica ou das oscilações na tensão da rede”, afirmou o autor da proposta, deputado Marx Beltrão (PP-AL). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

(Fonte: Agência Câmara de Notícias) 

  • Capacitação: Estão abertas as inscrições para a capacitação “Prevenção e controle do carrapato dos bovinos no Sul do Brasil”, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul. Os interessados podem se inscrever entre 22 de julho e 4 de agosto, através da plataforma e-Campo da Embrapa. O treinamento é totalmente on-line e autoinstrucional, com carga horária de 30 horas. “Esta capacitação é direcionada a profissionais e produtores que lidam com o desafio do controle do carrapato bovino em sistemas de produção da região Sul do Brasil”, explica Cláudia Gomes, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul e instrutora da capacitação.

(Fonte: Comunicação Embrapa)

O que mais preciso saber sobre a pecuária?

  • Exportação de carne bovina em Mato Grosso dispara no primeiro semestre de 2024. +

  • Proposta determina que produtor rural seja ressarcido em caso de perdas decorrentes da falta de energia elétrica. +

  • Embrapa abre nova turma para a capacitação on-line sobre prevenção e controle do carrapato dos bovinos. +

  • Empresa desenvolve ‘ChatGPT do boi’, e vislumbra avançar no mercado. +

(Fonte: Diversos canais)

La Niña exige cultivar de soja específica para o Sul do país

🌱 Agricultura 

  • Com La Niña dando as caras na safra 2024/24, os produtores gaúchos, catarinenses e paranaenses precisarão adotar medidas adicionais – já que o fenômeno atingirá principalmente a região Sul do país. Segundo Fernando Arnuti, consultor de Desenvolvimento de Produto da TMG, os produtores terão que se atentar a dois pontos fundamentais na hora de instalar a lavoura: a escolha da cultivar de soja mais apropriada e o escalonamento da época de semeadura. 

  • Ainda segundo o consultor, cultivares com maior GMR são as mais apropriadas para anos de La Niña, pois apresentam maior duração na fase de desenvolvimento vegetativo, o que possibilita reduzir o risco de ocorrência de déficit hídrico durante o enchimento de grãos. 

(Fonte: Soja Brasil | Canal Rural) 

  • Mata ciliar aumenta 12% no Paraná com proteção de nascentes e plantio de mudas. O estado passou de 1,25 milhão de hectares de cobertura florestal nestas áreas em 2008 para 1,41 milhão de hectares em 2021, de acordo com  levantamento feito pelo Instituto Água e Terra (IAT) com base nos dados do MapBiomas. Desde 2019, esta recuperação foi puxada por medidas como o plantio de 3,9 milhões de mudas em áreas de preservação permanente e a recuperação de mais de 6,9 mil nascentes de rios. 

  • Uma das principais ações que acelerou esta recuperação a partir de 2019 foi o programa Paraná Mais Verde, que distribui mudas de espécies nativas para plantio em áreas de preservação, unidades de conservação, áreas urbanas ou outras finalidades.

(Fonte: IDR-PARANÁ) 

  • O cultivo de cacau já é uma realidade em São Paulo e deve substituir no futuro próximo áreas dedicadas a outras culturas, como laranja e banana. O governo paulista estima que existam 300 hectares de cacau plantados no Noroeste do estado e outros cerca de 300 hectares no Litoral e no Vale do Ribeira. Pedro Ronca, coordenador da CocoaAction no Brasil, disse que São Paulo, apesar de não ser uma área tradicional de cultivo de cacau, pode se tornar uma alternativa viável para áreas degradadas por outras culturas. 

  • O primeiro colocado em produção de cacau no ranking mundial é a Costa do Marfim, na África. Na sequência aparece Gana, com 680 mil toneladas. O Brasil ocupa o sexto lugar, com uma produção de 273 mil toneladas em 2022, segundo informações do IBGE.

(Fonte: FAESP | Senar)

O que mais preciso saber sobre a agricultura?

  • La Niña requer cultivar de soja específica para o Sul do país. +

  • Preço da soja subiu na semana passada puxado pela demanda. +

  • Condição da safra de milho nos EUA piora levemente na semana; de soja fica estável. +

  • Brasil pode aumentar produção e figurar entre os maiores produtores mundiais de cacau. +

(Fonte: Diversos canais)

Bolsas europeias sobem, impulsionadas por resultados corporativos locais

💵 Diário Econômico

Mercado Externo

  • Os investidores continuam digerindo os possíveis impactos da saída de Joe Biden da corrida presidencial, dando lugar a Kamala Harris. Apesar de Trump ainda ser o favorito para o pleito, especialmente após o atentado, ninguém duvida que a atual vice-Presidente dos EUA tem maiores chances contra ele do que Biden teria. 

  • Na Europa, as bolsas sobem, impulsionadas pelos resultados corporativos locais, enquanto os futuros em Nova York operam perto da estabilidade em um dia de divulgação de resultados de duas das maiores empresas de tecnologia do mundo (Alphabet e Tesla). 

  • As bolsas devem terminar o dia em alta, com dólar mais fraco e yields dos treasuries em queda. 

Tendências

  • Taxa dos Treasuries: Queda

  • Bolsas: Alta

  • Commodities: Alta

Mercado Interno

  • O relatório bimestral de receitas e despesas divulgado ontem apontou um déficit primário da meta de R$ 32,6 bilhões em 2024, mas os R$ 3,8 bilhões contingenciados leva o déficit para R$ 28,8 bilhões (exatamente o limite da banda de tolerância da meta, definida no arcabouço fiscal). 

  • As incertezas referentes ao quadro fiscal não foram completamente dissipadas e limitam o movimento de recuperação dos ativos domésticos. 

  • A previsão de receita líquida também foi revisada para baixo, devido a uma queda de R$ 13,2 bilhões na arrecadação. A equipe econômica alega que parte da piora na perda de receitas se deve a desoneração da folha de pagamentos. 

  • Esperamos dólar se enfraquecendo frente ao real, em sintonia com os pares emergentes; a curva de juros deve apontar retirada de prêmios nos vértices médios e longos, refletindo a queda do dólar e das taxas dos treasuries; e o Ibovespa tende a se valorizar, apesar da queda do petróleo.

Tendências 

  • Dólar: Queda

  • Juros: Queda

  • Ibovespa: Alta

(Fonte: Conexão Mercado Abertura | Banco do Brasil)

🧑‍🌾 Se você quer sua empresa aparecendo para grandes decisores do agronegócio, clique no link para falar conosco.

🤳 Se você possui uma audiência relevante no agronegócio e quer se tornar parceiro, clique no link para falar conosco.

É isso, tchau brigado!

Reply

or to participate.